terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Começei a desvendar o mundo escondido na mente do excelente escritor Fiódor Dostoiévsky.

Inicio a leitura de um de seus maiores clássicos, Crime e Castigo.


Sinopse:

Publicado em 1866, 'Crime e Castigo' é a obra mais célebre de Dostoievski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria - grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

Opinião do leitor:

O melhor livro que já liCrime e Castigo é, não por acaso, o melhor livro que já li na vida e parece que minha opinião vai de encontro a milhões de leitores em todo o mundo. A história retrata com riqueza de detalhes e muita sensibilidade as diversas emoções que nós, seres humanos, experimentamos durante a vida, desde as mais sublimes até as mais sórdidas. A tradução de Paulo Bezerra, direta do original russo, também merece destaque pois preserva a a essência e a intensidade da narração.

A cabana

É, infelizmente cheguei ao fim do livro. O que de início me pareceu uma história de mistério e suspense logo se transformou em algo bastante diferente. Confesso que quando o comprei, não fazia idéia do enredo em que a história seria contada. Apesar de ter lido diversas vezes seu prefácio e inúmeras resenhas a cerca do livro, a história me surpreendeu completamente. Não desmerecendo o valor da Bíblia, contudo, apesar de também já ter lido-a por completo, não posso compará-la em termos de simplicidade com o livro. O livro é infinitamente melhor. Ao adentrar na vida de Mack e em seus mais profundos sentimentos, principalmente os relacionados a Papai (Deus), vejo o reflexo de um relacionamento cultivado por diversas pessoas, inclusive eu. O livro me ajudou a entender o por que de sermos cercados por circunstâncias a qual nos julgamos não merecedores. Sempre o culpei, assim como Mack, porém agora posso enteder. Posso dizer que passei a enchergá-los (Deus, Jesus e o Espitiro Santo) de uma outra forma. Não tenho a pretenção de faze-los acreditarem em mim, nem tão pouco insistir para que leiam o livro. Isso é um passo que cada um deve decidir. Apenas quero que saibam que vale a pena.

"...se alguma coisa importa, todas importam."

Frase de Deus para Mack