sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Estudando Banco de Dados Relacionais


Finalmente voltei a estudar, afinal de contas, não é só de boas leituras que se tira um bom proveito das férias. Como já iniciei três vezes a leitura desse livro, espero que desta vez consiga concluí-lo.
Obs.: Rumo a certificação do banco de dados Oracle.

Crime e Castigo



Raskólnikov é um rapaz com problemas. A falta de dinheiro o faz se sentir humilhado e inferior aos outros. O personagem apresenta uma aparente distorção de personalidade. Parece sempre está sempre em conflito interno. O seu lado bom contra o lado mal. Isso torna a narrativa bastante interessante. Como diz o Dostoiévski, "ele costuma monologar suas lamúrias". Não obstante, a falta de dinheiro torna alguém com menos estimo? O dinheiro nada tem a ver com o caráter e, para mim, nosso feitio moral é moldado pelo caráter. Pode até ser redundante, mas como existem pessoas que acreditam ser superiores à outras, apenas pelo fato de sua posição social ser elevada, prefiro acreditar que não estou sendo reduntante, apenas enfático.


Só um detalhe sobre o livro: não conseguirei lê-lo se não estiver com um dicionário ao lado. Palavras como exprobrações, sobrecentro, axiomático e turbamulta com certeza não fazem parte de meu vocaulário.