segunda-feira, 20 de abril de 2009

Série: Reforma Ortográfica

Quanto vale um ser humano?

Ontem assisti a uma excelente reportagem do jornalista Roberto Cabrine, na qual ele desvenda o mercado do tráfico de mulheres que acontece no norte do Brasil. Crianças e jovens estão sendo aliciadas a um mundo de prostituição e criminalidade. Fiquei pasmo com alguns dos depoimentos mostrados. Um lugar onde as leis parecem não existir. Pensei, ao término da reportagem, isso só poderia está acontecendo no nosso país mesmo. Que bosta de Brasil. Mas hoje pela manhã, para minha decepção, vi que esse tipo de comercio não é exclusividade nossa. Leia a reportagem publicada pelo jornal britânico News of the world.



Father tries to cash in on daughter's fame
By Mazher Mahmood, 19/04/2009

THE poverty-stricken father of Slumdog Millionaire child star Rubina Ali plans to become a millionaire himself-by SELLING his nine-year-old daughter.

In a bid to escape India's real-life slums, Rafiq Qureshi put angel-faced darling of the Oscars Rubina up for adoption, demanding millions of rupees worth £200,000.

Como meu inglês não está tão bom ao ponto de ler tranquilamente a matéria, resolvi pesquisar uma fonte que contivesse a matéria em português.

Segue o que encontrei.

Pai tenta vender atriz de "Quem Quer Ser um Milionário?"

O pai da atriz Rubina Ali, 9, que interpretou a personagem Latika quando criança no filme vencedor do Oscar "Quem Quer Ser um Milionário?", está tentando vender a menina, informa o site de notícias britânico "News of the World".
A informação foi passada pelo pai da atriz após a reportagem se identificar como um suposto interessado na compra da criança.

De acordo com a reportagem, para fugir da pobreza na Índia, o pai da atriz quer vendê-la por 200 mil libras (cerca de R$ 647 mil). "Preciso pensar no que é melhor para mim, minha família e para o futuro de Rubina", disse o pai da criança para a publicação.

O pai de Rubina, chamado Rafiq, ainda tentou culpar os empresários de Hollywood por o forçarem a colocar a menina à venda. "Não ganhamos nada com esse filme", declarou.

De acordo com a reportagem, a quantia pedida por Rafiq atualmente representa quatro vezes o valor inicial. "Essa criança é especial agora. Ela não é uma criança qualquer, é uma criança vencedora do Oscar", afirmou.

Para o "News of the World", o pai da menina está desesperado para vendê-la. Para ele, a venda da criança representa a fuga de sua família de uma favela de Mumbai.

A triste semelhança entre os dois fatos, a venda de seres humanos, seja ele para qual fim, deveria ser levada mais a sério.

Vivemos em um mundo de porcos.

Fontes: News of the world
Folha de São Paulo