sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O time certo

Já escutei diversas vezes que o tempo é o senhor da razão. Parafraseando esse antigo provérbio, ouso dizer: o tempo é o senhor não só da razão, contudo, também da emoção. Acredito que as pessoas mais racionais tenham facilidade em perceber o que estou dizendo. Elas, já naturalmente, impõe às suas emoções o querer da razão. E se por um lado esse comportamento cultiva um sentimento de pre-visão sobre as suas ações, faz nascer uma "emoção inteligente" nelas.

Inteligente por saber o que dizer, para quem dizer e, acredito eu o mais importante e difícil de perceber, QUANDO dizer. Descobrir o time certo não é fácil. Ironicamente, em um relacionamento essa descoberta vem com o tempo também. Contudo não de modo definitivo, visto que cada situação é regida por um contexto particular. Isso exige uma nova análise a cada necessidade de uma ação possívelmente agressiva. Refiro-me a uma ação que gere discordância, ou mesmo uma "indigestão" por parte da outra pessoa da relação. É necessário aguardar a "deixa" do momento. Ter a certeza que, naquele contexto, sua atitude não deflagará um stress no outro.

Apesar de ser trabalhoso, vale a pena. Você tem a sensação de que o recado foi dado, de que você fez saber do seu descontentamento com algo, e isso não gerou na relação uma desavença.

Encontre o tempo, ou seja, o time certo para falar ou fazer algo. Seja paciente e, evite atitudes que poderá gerar uma briga. Em prol de seu relacionamento, é uma atitude louvável. Aprenda que o tempo é o senhor da razão e da emoção SIM. Aprender a sentir os times certos [momentos] é fundamental para uma relação feliz.