sexta-feira, 6 de março de 2009

Excomungados não devem temer arcebispo inquisidor, by Arnaldo Jabor

Amigos ouvintes ontem o acerbispo de Recife/Olinda, José Cardoso Sobrinho excomungou todos que participaram do aborto da menina de nove anos que era estuprada pelo padastro e estava grávida de gêmeos. Todos foram espulsos da igreja. Família, médicos menos a menina, que o acerbispo poupou. Pois lá do fundo da idade média, da baixa idade média onde ele mora esse acerbispo declarou o seguinte: A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Mas quem fez as leis de Deus se não homens, como bispos cardeais e papas? Foi uma lei de Deus, quando eles queimaram mulheres vivas como a santa Joana D’arc?
Esse pensamento dogmático, inquisidorial só serve para afastar a igreja católica do mundo moderno. Tivemos papas progressistas e bons como o João XXVI ou o João Paulo II, que era conservador mas amava os desvalidos. Logo agora que a história está tão cruel, agora que os homens precisam de uma religião protetora, agora que precisamos da doçura da igreja só temos os olhos frios do Bento XVI. Daí o sucesso dos exploradores de pobres como tantos bancos de dízimos e de tantos supermercados da fé. A igreja católica é contra a camisinha é contra anticoncepcionais, contra o homosexualismo e foi desatenta para tantos casos de pedofilia que surgiram entre padres, assim como foi também vacilante no caso daquele bispo que disse outro dia que não houve holocausto de judeus não.
Os excomungados de Olinda não devem ter medo não, por que Deus está vendo e Deus está com eles e certamente não está com esse inquisidor, o acerbispo José Cardoso Sobrinho.

Obs.: sim, bem, foram excomungados. E daí? O que muda na vida deles?

Clique aqui para escutar a entrevista.