sábado, 28 de fevereiro de 2009

A Amazônia vai para o brejo sob os narizes dos presidentes

Comentário do jornalista Arnaldo Jabor sobre a devasação da Amazônia.


Eufemismo



Eufemismo é fogo. Tira a graça das coisas.

Oito erros a serem evitados na carreira profissional



Excelente entrevista do Max Gehringer que escutei essa semana na CBN e resolvi postá-la por achar seu conteúdo de grande relevância à todos empregados, seja ele da iniciativa privada ou estatal.

Leia a entrevista:

Existe uma fase na carreira em que algo parece que vai acontecer, mas ainda não aconteceu. Aquela fase em que o funcionário não é mais um iniciante, mas ainda não começou a ser de fato respeitado. Essa fase é vital na carreira profissional, ela corresponde na vida biológica ao período que está entre a infância e a adolescência. No trabalho, é o tempo em que o funcionário ainda é tratado como se fosse criança, mas já é cobrado como se fosse adulto. Mas é nessa fase que a empresa começa a decidir em qual funcionário vale a pena investir. A nossa ouvinte Ângela está nessa fase, e escreve pedindo cinco dicas sobre erros que ela não deve cometer. E como a Ângela enfatizou, precisam ser cinco dicas que não requeiram práticas nem investimentos. Vamos lá:

1º Dica: Não faça inimizades no trabalho. O seu inimigo de hoje pode ser o seu chefe amanhã.

2º Dica: Quando você ouvir uma crítica a algum colega, não concorde nem discorde, apenas aponte algo positivo que o funcionário criticado tem. Empresas gostam de quem consegue enxergar o lado bom das situações.

3º Dica: Se você apresentou um trabalho e ele foi elogiado, tire uma cópia e guarde-o numa pasta. Essa pasta será o seu melhor currículo, e um dia você precisará dele.

4º Dica: Sempre peça conselhos a seu chefe direto. Seu futuro na empresa começa pela aprovação dele.

5º Dica: Concentre-se nos resultados. Por mais boas idéias que você possa ter para melhorar a empresa, o seu foco deve está 100% no objetivo que lhe foi passado.

6º Dica: Preste atenção ao tipo de pessoa que é elogiada pelos superiores, esses funcionários são o modelo interno de desempenho e comportamento.

7º Dica: Jamais questione o seu salário. Não peça mais dinheiro, peça mais oportunidades.

8º Dica: Sempre procure entregar mais do que as pessoas lhe pedem.

Clique aqui para escutar a entrevista.