sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Um dia de 30H


Caros amigos,

Minha professora de Prática do Ensino I está “facilitando minha vida”. Estou tendo que produzir uma reflexão critica de todas as suas aulas. Trata-se de um portifólio da disciplina. Ou seja, toda segunda e quinta, assim que chego da Universidade, por volta das 22:45, sento em frente ao computador para redigir minha reflexão da aula da noite. Mas sem problema, tempo vago é que (não) me falta. A nível de curiosidade, vou postar a reflexão da aula do dia 29/08.

Obs.1: assim que tiver tempo pretendo comentar sobre o pré-sal. Estou adorando acompanhar essa novela. Viva a estatização. Vou lançar uma campanha em prol da criação da nova “Petrobras”!!


Dia 28/08
Aula de Prática I


Para essa data havia sido programado a conclusão do debate sobre a terceira parte do livro Pedagogia da Autonomia. De mesmo modo, assistiríamos a alguns recortes do filme ... para um posterior discussão.
A discussão inicial girou em torno das diversas dificuldades encontrada pelos professores quando em sala de aula. Há uma dicotomia de idéias. Muitos acreditam que a situação em que se encontra a relação professor-aluno, em especial a apresentada nas escolas publicas, vem interferindo negativamente no processo pedagógico. Em contrapartida, foram levantadas idéias e atitudes a serem tomadas para modificar o quadro atual. O respeito exigido para a eficaz tarefa de educar é resultado de uma disposição ética do professor. A conquista da autoridade se dá através do respeito mutuo, diferente do autoritarismo perverso do qual tivemos conhecimento mediante alguns relatos de experiências pessoais. O papel do professor como modificador do mundo vem reafirmar a sua importância, assim também, responsabilizá-lo da obrigação de intervir nas inconsistências da realidade atual. O que fica claro é que, no momento em que se assume tal encargo, aceita-se a situação de ser passível de culpa da realidade que está e que poderá assumir o mundo.
Ao final da aula assistimos a dois recortes do filme ... No primeiro, um professor ministrava universitário ministrava uma aula de matemática. Com um método de ensino nada empolgante, ao passo que o professor apenas lia o que estava escrito no quadro, percebia-se que seus alunos pouco estavam interessados, no que se abordava em aula. Já no seguinte situação apresentada no vídeo, observou-se situação oposta a descrita anteriormente. Ao termino, foi criada uma situação problema com base nos vídeos assistidos, assim também, nas discussões de sala: qual ... . Ficou acordado que deveríamos produzir um texto, para utilização no círculo de idéias a ser realizado na próxima aula, respondendo a questão proposta comparando-o ao texto de Paulo Freire.


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