terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Começei a desvendar o mundo escondido na mente do excelente escritor Fiódor Dostoiévsky.

Inicio a leitura de um de seus maiores clássicos, Crime e Castigo.


Sinopse:

Publicado em 1866, 'Crime e Castigo' é a obra mais célebre de Dostoievski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria - grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

Opinião do leitor:

O melhor livro que já liCrime e Castigo é, não por acaso, o melhor livro que já li na vida e parece que minha opinião vai de encontro a milhões de leitores em todo o mundo. A história retrata com riqueza de detalhes e muita sensibilidade as diversas emoções que nós, seres humanos, experimentamos durante a vida, desde as mais sublimes até as mais sórdidas. A tradução de Paulo Bezerra, direta do original russo, também merece destaque pois preserva a a essência e a intensidade da narração.

A cabana

É, infelizmente cheguei ao fim do livro. O que de início me pareceu uma história de mistério e suspense logo se transformou em algo bastante diferente. Confesso que quando o comprei, não fazia idéia do enredo em que a história seria contada. Apesar de ter lido diversas vezes seu prefácio e inúmeras resenhas a cerca do livro, a história me surpreendeu completamente. Não desmerecendo o valor da Bíblia, contudo, apesar de também já ter lido-a por completo, não posso compará-la em termos de simplicidade com o livro. O livro é infinitamente melhor. Ao adentrar na vida de Mack e em seus mais profundos sentimentos, principalmente os relacionados a Papai (Deus), vejo o reflexo de um relacionamento cultivado por diversas pessoas, inclusive eu. O livro me ajudou a entender o por que de sermos cercados por circunstâncias a qual nos julgamos não merecedores. Sempre o culpei, assim como Mack, porém agora posso enteder. Posso dizer que passei a enchergá-los (Deus, Jesus e o Espitiro Santo) de uma outra forma. Não tenho a pretenção de faze-los acreditarem em mim, nem tão pouco insistir para que leiam o livro. Isso é um passo que cada um deve decidir. Apenas quero que saibam que vale a pena.

"...se alguma coisa importa, todas importam."

Frase de Deus para Mack

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Somente isso

Apenas quero ser feliz, e sei que será com você.

Desculpe-me.

A cabana'

O problema é a distância. Tenho certeza.

"...julgar não é destruir, mas consertar as coisas."

Frase de Sophia ao conversar com Mack.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A cabana

Eu não me importo. Sério! Talvez seja um sinal, e como tantos que já tivemos, está apenas adiantando de forma sigilosa o inevitável. A aceitação é sempre difícil, mas o sentimento é momentanio. Confesso que já pensei na possibilidade, uma, duas, diversas vezes para ser exato, e já não é tão apavorante como doravante, pois já existe a aceitação da possibilidade. Talvez seja o fantasma do passado, ou talvez apenas o inevitável do futuro, só sei que já não tenho mais tanta crença e que isso as vezes acaba comigo.

Obs.: Confiança não é acreditar cegamente, é somente acreditar.

A Cabana

Sempre acreditei que os relacionamentos deveriam ser cercados pelo sentimento da aceitação. Do contrário, dificilmente é estabelecido uma convivência necessária para a felicidade mútua. Conviver com as diferenças não é o ideal, mas sim aceitá-las.

Deixo-vos algumas frases do livros A Cabana em que Jesus, ao conversar com Mack, comenta sobre o relacionamento que considera ideal, tal qual existe entre Ele(Jesus), Deus e Sarayu(Espirito Santo).


"...Os relacionamentos verdadeiros são marcados pela aceitação, mesmo quando suas escolhas não são úteis nem saudáveis."

"...Submissão nada tem a ver com autoridade e não é obediencia. Tem a ver com relacionamento de amor e respeito."

"...como a maioria dos seres humanos, você procura realizar-se pelos seus feitos, e Nan(Esposa de Mack), como a maioria das mulheres, pelos relacionamentos."

"...As mulheres, em geral, acham difícil dar as costa para um homem e parar de exigir que ele atenda às suas necessidades..."

Apesar de ser uma ficção, estou incrívelmente espantado como o autor revela pensamentos que até então pensei só eu acreditar.

Mensagem para refletir

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

A cabana

Frase de Sarayu (O Espírito Santo) falando para Mack:

"...os humanos feridos centram sua vida ao redor de coisas que percebam boas para eles, procurando compensação. Mas isso não irá preenchê-los nem libertá-los. Eles são viciados em poder, ou na ilusão de segurança que o poder oferece. Quando acontece um desastre, essas mesmas pessoas vão se voltar contra os falsos poderes nos quais confiavam. Em seu desapontamento, se suavizam com relação a mim..."

É exatamente isso que acontece.

A cabana

É Mack, todos estão tentando convence-lo que tudo é idealizado para o nosso bem, contudo, concordo com você. Não entendo como os fins podem justificar os meios, principalmente quando as perdas são de elementos que consideramos fundamentais.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Professores Carrascos...



Do lado esquerdo o famoso "Hidelberto Melo", mais conhecido como Melo[Professor de Programação Orientada a Objetos e Desenvolvimento de Aplicações Desktop]. Do lado direito o mais comedido, no entanto não menos "Terrorista", o Aldo Moura[Professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas].

Frases de Melo: "Porra velho, já te ensinei isso dez vezes! O erro tá no controlador, descobre aí. Lembre-se, só falta 2 dias para apresentar o projeto"

"Puta que pariu!!! Você não instanciou a fachada. Essa merda não vai funcionar."

Frases de Aldo: "Vocês acham que eu vou deixar de fazer nana com a minha esposa pra ficar corrigindo prova?"
"-Professor, a prova vai ser fácil?
-Vai depender da minha esposa. Se eu chegar em casa e meu café estiver pronto, ela me dá cheirinho e de noite tiver nana, sim, caso contrário..."

A cabana

A cada capítulo avançado [estou no quinto, o que é uma pena, visto que o livro só tem 18 capítulos] me identifico muito com o Mack [Sinto-me como um de seus amigos]. Talvez Ele seja extremista demais, contudo a relação que tem com Deus não difere muito da minha. Talvez acredite mais, mas na sua situação, acredito que minha reação seria idêntica ou pior. Posso afirmar isso sem medo pois, por menos, já O culpei.

Estou fascinado com a história. Será que um dia poderei também receber um bilhete de "Papai"?

Mulher de programador tem que…


1. dividir o homem com outras, afinal de contas, o cara faz programa!
2. disputar a atenção com o PC;
3. se esforçar para ser menos chata que a porção de códigos que ele vê o dia inteiro (imagine como isso é difícil na TPM);
4. ser poliglota, porque volta e meia ele estará utilizando uma nova linguagem;
5. ser muito paciente, porque ele sempre responde “tô indo” quando está no PC e nunca vai;
6. ser criativa, para dar suporte quando a cabeça dele já estiver fervendo e ele estiver agarrado, sem idéias para um projeto;
7. ter facilidade em manter relacionamentos virtuais, porque é mais fácil conversar com ele por msn, mesmo se estiver a 20 cm de distância;
8. fazer exercício físico, afinal de contas, ele fica com todo o sedentarismo a que o casal tem direito;
9. Inteligente, para não se perder nas conversas super tecnológicas dele;
10. ter “pulso firme”, para conseguir expulsar ele do computador de vez enquanto;
11. ter iniciativa, porque se for esperar por ele…;
12. ser formada em psicologia, para tentar compreender porque ele é assim;
13. ter sempre um remédio para dor de cabeça, afinal de contas o homem passa o tempo inteiro na frente do computador, e volta e meia está com a cabeça estourando;
14. ser boa com desafios, porque além de namorá-lo ser um desafio, ele sempre vem com uma pergunta escabrosa ou um problema de outro mundo para ser resolvido, e ainda pede para ela resolver, como se fosse um caça palavras super divertido;
15. ser duplamente inteligente, para entender as piadinhas inteligentes dele que ficam extremamente sem graça quando ele explica;
16. ser triplamente inteligente porque mesmo que não entenda ele não vai explicar a piada (na ausência do recurso inteligência a mulher pode apelar para a habilidade teatral de fingir que entendeu);
17. ter uma boa escrita, porque se ele for blogueiro também, aí o jeito é entrar na onda e começar a blogar junto (porque programador blogueiro, ninguém merece!!!);

Por último…
18. ter amor, porque quando todas as outras habilidades faltarem, o amor pode ser a saída para que a relação não acabe!!

Projetando o SYSTEM LEASE



Diagrama de sequência do meu projeto de ANP (Análise e Projetos de Sistemas) do SYSTEM LEASE.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A cabana


"Nada nos deixa tão solitários quanto nossos sergredos."

-Paul Tournier.

Trecho retirado do livro A cabana.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Cabana

Finalmente estou (praticamente de férias) e poderei dá início a leitura de um livro que já comprei a mais ou menos um mês, porém devido a corria das provas não havia tido a oportunidade de lê-lo. Estou encantado com A cabana, de autor WilliamP. Young.
Deixo-vos uma frase do prefácio de que gostei muito.

Obs.: O prefácio é uma parte onde Willie,que é amigo de Mack, o personagem principal do livro conta-nos um pouco do seu ilustr amigo e de como surgiu a idéia do livro.

"Acho que, assim como a maior parte das nossas feridas tem origem em nossos relacionamentos, o mesmo acontece com as curas, e sei que quem olha de fora não percebe essa benção."

Fala de Willie.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Direito de Resposta:

Em razão das declarações feitas pela Sra. Vívian Aparecida Barreto Lima ao Ilustríssimo Sr. Ricardo Junior de Lima o STJA "Superior Tribunal de Justiça Amorosa" lhe concede o direito de resposta fazendo cumprir os dispostos na Lei nº00001/01.

Segue abaixo texto questionado no ato dessa declaração:

Prometo estar sempre perto, em todos os momentos. Prometo te ver realizar todos os seus sonhos e ficar feliz, assim como se fossem meus. Prometo cuidar de você quando estiver doente, e fingir que acredito enquanto você fingi que tá mal. Prometo também ficar feliz quando você tiver, e ajudar você a ficar feliz quando for difícil ficar... Prometo rir da sua cara toda vez que falar uma palavra errada e não perder nenhuma oportunidade de te fazer cócegas ou de te empurrar da rede se tiver de mal. Tá certo, prometo sim não ficar muito de mal de você. Só quando você realmente merecer... Enfim, prometo ser sempre sua amiga. E esposa, e mãe, e médica, e inimiga, e filha... e sua.

Em resposta o Sr. Ricardo Junior de Lima faz-se no direito de dizer que sim, quer sempre a companhia da Vivian Lima. Os sonhos não serão acompanhados, como descrito acima, mas sim alcançados em conjunto, uma vez que a vida à dois é uma relação mútua. O Sr. Ricardo Lima sentiu-se lesado em seu direito de “cidadão namorado” de Vivian Lima no que se refere aos termos pronunciados pela RÉ [já está em julgamento]. “...fingir que acredito enquanto você finge que ta mal...”. Em momento algum o Sr. Ricardo dissimula situações objetivando interesses pessoais, sempre se referindo à fatos verídicos e inquestionáveis no que concerne sua credibilidade. “...Prometo rir da sua cara toda vez que falar uma palavra errada...”. O Ilustríssimo não tem problemas com o vocabulário, contrariamente, demonstra ser um profundo conhecedor do padrão culto da língua portuguesa. “...não perder nenhuma oportunidade de te fazer cócegas...”. Essa instituição, pelo poder que lhe cabe, vem defender o direito do Sr. Ricardo não sofrer atentados físicos violentos, baseados em relatos apresentados pelo próprio proponente como “amor, as suas cócegas doem”, ficando então, terminantemente proibida a RÉ de praticar esse tipo de ato junto ao proponente, caso contrário responderá em juízo seguindo rigorosamente as penalidades dispostas em Lei [risos]. “...Tá certo, prometo sim não ficar muito de mal de você. Só quando você realmente merecer...”. Fica decisivamente proibida a briga entre o Sr. Ricardo Junior de Lima e a Sra. Vivian Aparecida Barreto de Lima, ficando OS DOIS penalizados se contrários ao aqui decretado. “...Enfim, prometo ser sempre sua amiga. E esposa, e mãe, e médica, e inimiga, e filha... e sua.” Assim, o Sr. Ricardo faz valer os seus direitos e deixa claro os seus objetivos e interesses junto a Ré.

[Você não tem noção da quantidade de gargalhadas que dei enquanto respondia a esse e-mail.]
Tem uma clausula em importantíssima nesse texto. Está bem claro viu, TERMINANTEMENTE PROIBIDA A BRIGA ENTRE NÓS DOIS. Espero que você cumpra, para seu bem mesmo, afina de contas, vai ter que responder processo caso contrário.
Só mais uma coisinha: To morrendo de saudadessss.
Amo você.